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Avaliação Neuropsicológica de crianças a partir de 9 anos, adolescentes e adultos é um procedimento essencial para analisar o funcionamento cerebral e o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental das pessoas em diferentes fases da vida, ajuda na identificação e diagnóstico de transtornos como: TDAH, dislexia, autismo, demências, transtornos de personalidades e outros transtornos psiquiátricos.
A Avaliação Neuropsicológica é uma ferramenta fundamental para compreender de forma profunda e detalhada as funções cognitivas, emocionais e comportamentais de uma pessoa. Ela vai além de identificar dificuldades: ajuda a entender o funcionamento cognitivo, apontando tanto potencialidades quanto fraquezas, possibilitando um diagnóstico preciso e diferenciado.
Esse processo é essencial para crianças, adolescentes, adultos e idosos que enfrentam desafios diários que afetam sua aprendizagem, desempenho no trabalho ou qualidade de vida. Para que sejam trabalhadas estratégias eficazes para auxiliar no desenvolvimento acadêmico, profissional, pessoal e social.
A avaliação neuropsicológica não só facilita o diagnóstico diferencial de condições como TDAH, dislexia, transtornos de desenvolvimento e demências, como também oferece um acompanhamento preciso da evolução dessas condições. O neuropsicólogo utiliza ferramentas cientificamente comprovadas, como testes padronizados e observação clínica, para garantir que o diagnóstico seja o mais preciso possível.
Se você ou alguém que você conhece apresenta sinais como perda de memória, dificuldade de concentração, problemas de planejamento e organização, dificuldades de aprendizagem ou prejuízo nas habilidades motoras e perceptivas, a avaliação neuropsicológica pode ser a chave para entender e superar esses desafios. Ela é indicada em casos de suspeita de transtornos de desenvolvimento, distúrbios mentais, doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, além de outras condições que comprometem o funcionamento cognitivo.
A avaliação neuropsicológica é recomendada para todas as idades. Desde crianças com dificuldades escolares, adolescentes com problemas de atenção, adultos enfrentando desafios no trabalho, até idosos que precisam monitorar o declínio cognitivo. O exame pode ser solicitado pelo próprio paciente, por profissionais de saúde ou por familiares, sempre com o objetivo de proporcionar um diagnóstico claro e um caminho de intervenção eficaz.
Seja para entender melhor suas dificuldades ou para acompanhar a evolução de um quadro clínico, a Avaliação Neuropsicológica é um passo essencial para o autoconhecimento e o cuidado com a saúde mental.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
O TDAH é caracterizado por sintomas de desatenção, impulsividade e, em alguns casos, hiperatividade. Esses sintomas podem afetar o desempenho acadêmico, social e profissional, e se manifestam com intensidade que vai além do comportamento típico para a idade.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O TEA é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação social, comportamento repetitivo e interesses restritos. Pessoas com TEA podem variar muito em termos de habilidades e necessidades de suporte, e os sintomas geralmente aparecem nos primeiros anos de vida.
Transtornos de Aprendizagem
São dificuldades específicas na aquisição de habilidades acadêmicas, como leitura (dislexia), escrita (disgrafia) ou matemática (discalculia). Esses transtornos interferem no desempenho escolar, apesar de inteligência normal ou acima da média.
Doença de Parkinson e Alzheimer
A Doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa que afeta o movimento, resultando em tremores, rigidez e lentidão motora. A Doença de Alzheimer, por sua vez, afeta principalmente a memória e outras funções cognitivas, levando à perda progressiva das habilidades mentais e funcionais.
Doenças Neurodegenerativas/Demências
As demências são condições progressivas que afetam o funcionamento cognitivo e comportamental. Incluem doenças como Alzheimer, Parkinson e outras, e levam à deterioração das habilidades mentais, dificultando a realização das atividades diárias e a interação social.
Transtorno Global do Desenvolvimento
Caracteriza-se por atrasos significativos em várias áreas do desenvolvimento, como a fala, a interação social e a coordenação motora. Esse transtorno é observado desde os primeiros anos de vida e afeta o funcionamento geral da criança, muitas vezes englobando outros transtornos como o TEA.
Atraso no Desenvolvimento Cognitivo
Refere-se a um desenvolvimento mais lento nas habilidades cognitivas, como linguagem, raciocínio e solução de problemas, em relação ao esperado para a idade. Pode ser identificado na infância e pode necessitar de intervenções para ajudar a criança a alcançar marcos importantes do desenvolvimento.
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